O processo offset faz uma impressão indireta: ou seja, a imagem não é impressa direta no material (vou usar o papel como exemplo). Isto acontece pois a superfície da chapa onde está a imagem é lisa e teria pouca fricção com o material – o que iria deixar tudo borrado.
Primeiro: pega-se uma chapa metálica que é preparada para se tornar foto-sensível. A área que é protegida da luz acaba atraindo gordura – neste caso, a tinta – enquanto o restante atrai apenas água – que não chega no papel.
Segundo: a chapa é presa em um cilindro. Esse cilindro vai rolar por um outro menor que contem a tinta – que pode ser da cor cyan, magenta, amarela ou preta. A tinta vai “colar” na imagem, enquanto o restante fica em “branco”.
Terceiro: um cilindro com uma blanqueta de borracha rola em cima do primeiro cilindro (com a chapa já pintada). A blanqueta vai absorver melhor a tinta além de proporcionar uma melhor fricção ao papel. Agora, a imagem está impressa na blanqueta.
Quarto: o papel passa entre o cilindro com a blanqueta e um outro cilindro que vai fazer pressão.
Assim a imagem é transferida da blanqueta para o papel.
Ou seja, a chapa imprime na blanqueta que imprime no papel.
O processo offset faz uma impressão indireta: ou seja, a imagem não é impressa direta no material (vou usar o papel como exemplo). Isto acontece pois a superfície da chapa onde está a imagem é lisa e teria pouca fricção com o material – o que iria deixar tudo borrado.
Primeiro: pega-se uma chapa metálica que é preparada para se tornar foto-sensível. A área que é protegida da luz acaba atraindo gordura – neste caso, a tinta – enquanto o restante atrai apenas água – que não chega no papel.
Segundo: a chapa é presa em um cilindro. Esse cilindro vai rolar por um outro menor que contem a tinta – que pode ser da cor cyan, magenta, amarela ou preta. A tinta vai “colar” na imagem, enquanto o restante fica em “branco”.
Terceiro: um cilindro com uma blanqueta de borracha rola em cima do primeiro cilindro (com a chapa já pintada). A blanqueta vai absorver melhor a tinta além de proporcionar uma melhor fricção ao papel. Agora, a imagem está impressa na blanqueta.
Quarto: o papel passa entre o cilindro com a blanqueta e um outro cilindro que vai fazer pressão.
Assim a imagem é transferida da blanqueta para o papel.
Ou seja, a chapa imprime na blanqueta que imprime no papel.
DADOS TÉCNICOS
FORMATO
DA
BLANQUETA -- 747 x 697
mm
ESPESSURA
TOTAL DO CALÇO MAIS BLANQUETA -- 3,45
mm
FORMATO
DA
CHAPA -- 730
x 605 mm
ESPESSURA
TOTAL DA CHAPA MAIS
CALÇO -- 0,80 mm
FORMATO
MAXIMO DO SUBSTRATO -- 720 x
520 mm
FORMATO
MINIMO DO SUBSTRATO -- 280
x 210 mm
ÁREA
MÁXIMA DE IMPRESSÃO -- 710
x 510 mm
ESPESSURA
MÁXIMA DO
SUBSTRATO -- 0.60 mm
MARGEM
DE
PINÇA -- 60
mm
PROCEDÊNCIA -- Alemanha
FABRICAÇÃO -- 1976
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